segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um a cada 10 que faz transplante de fígado em hospital de SP é alcoólatra

A cada 10 transplantes de fígado, pelo menos um é realizado em paciente com cirrose hepática decorrente de alcoolismo no Hospital de Transplantes do Estado Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, na capital paulista. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (8), pela Secretaria de Estado da Saúde.

O consumo excessivo de álcool desencadeia complicações gradativas na saúde, como acúmulo de gordura e a inflamação do fígado. Lentamente, o órgão passa a sofrer lesões e a perder células hepáticas. Nesta etapa, de todos os tratamentos possíveis (medicação, dieta, entre outros procedimentos) o principal é que o doente pare de beber.

Segundo o médico coordenador do serviço de hepatologia, Carlos Baía, não há como saber em quanto tempo o uso excessivo do álcool pode lesar o organismo.

- Não existe alguém que seja resistente ao álcool e nem há como prever o tempo esperado até que os malefícios desencadeados pela ingestão apareçam.

A cirrose é a fase final dos danos trazidos pelo álcool. Estima-se que em torno de 15% dos alcoólatras cheguem a esta etapa entre 10 e 15 anos de vício. Os estragos causados pela doença são irreversíveis e comprometem as funções vitais do fígado. É este quadro que leva o paciente a necessitar de um transplante de órgão.

Os pacientes tratados no Hospital de Transplantes também fazem acompanhamento multidisciplinar, envolvendo psicólogos e assistentes sociais. No processo pós-operatório, o apoio psicológico é fundamental para que o paciente transplantado não volte a beber.

- Não abusar de bebidas alcoólicas é fundamental para prevenir o aparecimento e o avanço de doenças hepáticas, cardíacas e também cerebrais.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário