sexta-feira, 8 de julho de 2011

Congo: avião cai e mata 127, diz Ministério dos Transportes

O avião que caiu no Congo é um Boeing 727, como o desta foto, divulgada pela companhia Hewa Bora . Foto: AFP
O avião que caiu no Congo é um Boeing 727, como o desta foto, divulgada pela companhia Hewa Bora
Foto: AFP

Pelo menos 127 pessoas morreram em um acidente aéreo na República Democrática do Congo nesta sexta-feira, segundo um comunicado do Ministério dos Transportes. De acordo com o documento, 51 pessoas que estavam a bordo do avião sobreviveram. O acidente ocorreu pouco depois da aterrissagem do avião da companhia Hewa Bora, no aeroporto de Kisangani, nordeste do país.

Já a companhia aérea Hewa Bora afirma que o número de mortos é 46, e que o avião tinha 118 ocupantes. "Encontramos 44 corpos, e há dois feridos que morreram no hospital, o que nos dá um registro provisório de 46 mortos", disse à AFP o diretor da companhia, Stavros Papaioannou.

O acidente foi provocado por uma violenta tempestade, indicou à AFP Lambert Mende, porta-voz do governo. "Um avião de passageiros da linha Kinshasa-Kisangani-Goma teve que enfrentar a 250 metros do aeroporto uma tempestade que segue assolando Kisangani", capital da província, disse Mende. Quando "eles chegaram a Kisangani, o tempo estava ruim. Eles tentaram aterrissar sem conseguir chegar à pista", indicou o diretor da Hewa Bora, afirmando que o socorro às vítimas foi prejudicado pela forte chuva.
 
 
Uma coluna de fumaça negra podia ser vista no final da pista, constatou um jornalista da AFP. Segundo o jornalista, o tráfego aéreo, que tinha sido suspenso, foi retomado pouco depois do acidente.
 
 
No início de abril, 32 pessoas morreram em um acidente com um avião das Nações Unidas quando a aeronave aterrissava em Kinshasa. O avião fazia o trajeto Goma/Kisangani/Kinshasa. Apenas uma pessoa sobreviveu.
 
 
Os acidentes de avião são frequentes na República Democrática do Congo, e todas as companhias aéreas congolesas - cerca de cinquenta identificadas - estão incluídas na lista negra da União Europeia, que proibiu as operações destas em seu espaço aéreo. O mau estado de manutenção das aeronaves, em grande parte antigas, a sobrecarga, a ausência de fiscalização, o desrespeito às regras de segurança e também as más condições meteorológicas são frequentemente as causas desses acidentes.


Com informações das agências Reuters e AFP.

Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário