sábado, 9 de julho de 2011

Última manchete do News of the World será 'Obrigado e adeus'



A publicação britânica News of the World colocará fim a seus 168 anos de história com a manchete "Obrigada e adeus", em sua capa da edição de domingo, segundo informes.


O tablóide dominical deixou de lado os títulos sensacionalistas sobre famosos, políticos ou membros da realiza, que fizeram sua reputação, para enviar uma mensagem simples a seus leitores, informaram a BBC e o canal Sky News.


Uma foto publicada no Twitter mostra uma montagem de algumas das grandes notícias exclusivas publicadas pelo News of the World, e uma mensagem: "depois de 168 anos, dizemos finalmente um triste, mas orgulhoso, adeus a nossos 7,5 milhões de leitores fiéis".


Recorde
A edição final do jornal britânico News of The World, que circulará neste domingo (10), deverá bater recordes de vendas, segundo estimativas de especialistas da indústria local.


O conglomerado News Corporation (News Corp.), pertencente ao magnata de origem australiana Rupert Murdoch, decidiu fechar as portas do jornal, que existe há 168 anos, por conta do escândalo de grampos ilegais envolvendo o tablóide dominical e a enorme repercussão negativa que o caso teve no Reino Unido.


O jornal, que vende semanalmente cerca de 2,6 milhões de exemplares, é o campeão de vendas aos domingos no país.

Por conta das procuras acima do esperado para este domingo, o News of The World ganhará uma tiragem de quase 5 milhões de cópias neste domingo.


Escândalo
O escândalo dos grampos telefônicos envolvendo o jornal dominical veio à tona pela primeira vez em 2006. Nesta semana, o escândalo dos grampos voltou a assolar o jornal, com a denúncia de que um detetive que trabalhava para o tablóide teria grampeado o telefone celular de Milly Dowler, uma menina de 13 anos que desapareceu em 2002.


A manipulação das mensagens, ainda em 2002, fez a polícia e a família da adolescente de 13 anos acreditarem que ela ainda estaria viva, já que sua caixa postal continuava em atividade. O corpo foi encontrado depois.


Logo após a revelação do caso Milly Dowler, os jornais britânicos revelaram, que, em busca de histórias exclusivas, o News of the World fez escuta nos celulares de parentes de vítimas dos atentados de 7 de julho de 2005, em Londres, e de familiares de soldados britânicos mortos no Afeganistão e no Iraque.


Detenção
Nesta sexta-feira (8), Andy Coulson, o ex-porta-voz do primeiro-ministro britânico, David Cameron, e ex-editor do News of the World, foi detido em Londres, em ligação com o escândalo dos grampos.


Coulson é suspeito de ter autorizado as escutas telefônicas realizadas por repórteres do jornal e por detetives a serviço do News of The World.


O jornalista foi libertado ainda na sexta, sob fiança, após nove horas de interrogatório, em que negou ter conhecimento dos grampos.


Coulson editou o News of The World entre 2003 e 2007 e renunciou ao comando da publicação em 2007, após um de seus repórteres e um detetive terem sido condenados por grampear telefones de integrantes da família real britânica.


No início deste ano, ele renunciou ao cargo de porta-voz de David Cameron, após terem surgido novas denúncias de várias outras invasões de telefones de políticos e celebridades envolvendo jornalistas do News of The World.


Nenhum comentário:

Postar um comentário