segunda-feira, 11 de julho de 2011

Governo prevê descentralização do atendimento do SUS

Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (8), portarias que pretendem mudar a forma como pacientes com dificuldade de locomoção são atendidos no país. Segundo a Agência Brasil, pessoas que necessitam de atenção regular, mas não precisam estar hospitalizadas, devem começar a receber cuidados médicos em casa, a partir de agora. A mudança prevê uma reorganização total dos atendimentos de urgência realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Além disso, novo decreto foi assinado pela presidente Dilma Rousseff com objetivo de melhorar o acesso da população ao atendimento médico, dando agilidade às ações de saúde. Segundo assessoria do Ministério da Saúde, o decreto prevê a definição de atribuições e responsabilidades, inclusive financeiras, de municípios, estados e do Governo Federal na prestação de serviços de saúde, com estímulo financeiro aos municípios e estados com bom desempenho.


Para o projeto de atendimento domiciliar, o governo prevê investimentos na ordem de R$ 36,5 milhões a partir deste ano. O valor servirá para reduzir o número de internações hospitalares no país, estimulando a recuperação do paciente em casa, já que ao lado da família acontece de forma mais rápida. O atendimento deverá ser fornecido pelos profissionais que hoje atuam nos Programas Saúde da Família.


Ainda de acordo com a Agência Brasil, outra medida é a criação de leitos de retaguarda nos hospitais, reservados para o atendimento de pacientes em estado grave. O objetivo, segundo o ministério, é evitar a espera pelo atendimento de emergência nas portas das unidades de saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário