quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Caop da Infância busca parceria com o Governo para o Menina Abusada e Prioridade Absoluta


Soraya Escorel reunida com o secretário de Saúde Waldson Souza

A coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude, promotora Soraya Escorel, propôs aos secretários de Saúde e de Educação do Estado uma parceria para que sejam levados a todos os municípios da Paraíba os Projetos Menina Abusada e Prioridade Absoluta, que fazem parte do Planejamento Estratégico com Ministério Público da Paraíba.

 
Os projetos visam a capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social de forma a criar mecanismos hábeis em detectar, enfrentar e coibir a violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como encaminhar as vítimas aos programas de assistência especializado, promovendo, desta maneira, a reabilitação da auto-confiança e da dignidade dos agredidos. E também a criação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado.

O encontro aconteceu no Caop da Infância e Juventude, na sede administrativa da Procuradoria Geral de Justiça, quando Soraya apresentou os Projetos Menina Abusada e Prioridade Absoluta aos secretários de Saúde e de Educação do Estado, Waldson Dias de Souza e Afonso Celso Scocuglia, respectivamente. “A intenção é fazer com que os secretários conheçam quais são as atividades dos projetos e, a partir daí, o Governo do Estado possa aderir a essa iniciativa, unindo forças, para que sejam também mais um parceiro a seguir conosco por todo o Estado, levando a prevenção da violência”, afirmou a promotora.

A proposta do Centro de Apoio às Promotoria da Infância e Juventude é de envolver, ainda, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Humano. Para isso, a instituição ministerial está tentando apresentar o projeto também à secretária Aparecida Ramos. Das Secretarias de Estado, Soraya Escorel disse necessitar do apoio para manter a estrutura de pessoal que vem dando a capacitação nos diversos municípios que está sendo percorridos com o projeto.

Os projetos Menina Abusada e Prioridade Absoluta fazem parte do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba. Até o momento, 20 Promotorias de Justiça aderiam ao Prioridade Absoluta e 13, ao Menina Abusada. Com isso, a capacitação tem sido levado a profissionais de mais de 60 municípios na Paraíba. “Nós já capacitamos mais de mil profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. Faltam algumas promotorias a serem percorridas para darmos essas orientações. Mas estamos precisando da parceria do Governo para reforçarmos esse nosso trabalho”, declarou a promotora da Infância e Juventude.

O secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza, disse que tanto a Secretaria quanto o Governo tem o objetivo de aproximar-se de todas as ações que qualificam as intervenções e as políticas publicas de um modo geral. “Essa é mais uma ação que vai realmente qualificar a intervenção, apoiar os municípios, apresentar para a população um tema que é fundamentaal e necessário de ser evidenciado. E a gente vai, com certeza, dar todo o apoio que for necessário. O governo estará muito presente nessa ação do MPPB e procurando ampliar ainda mais o projeto para que chegue ao máximo de municípios possível num curto espaço de tempo”, declarou Waldson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário