sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Estado de SP anuncia medidas para combater consumo de álcool na infância e adolescência


São Paulo - O governo do estado de São Paulo vai aumentar o rigor na fiscalização nos bares para evitar a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. O estabelecimento comercial que for flagrado vendendo ou permitir que crianças e adolescentes consumam bebidas alcoólicas será multado em até R$ 87 mil. Além disso, poderá ser interditado por determinado período ou fechado definitivamente.

A medida foi anunciada  pelo governador Geraldo Alckmin. Além da fiscalização, o programa prevê ações para tratamento e educação. Uma proposta projeto de lei que está sendo discutido há seis meses será encaminhado à Assembleia Legislativa e deve entrar em vigor tão logo seja aprovada. Com a lei o jovem terá que apresentar o documento de identidade no ato da compra.

De acordo com dados do Centro de Referência em Tratamento de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), 80% dos pacientes diagnosticados como alcoólatras começaram a beber antes dos 18 anos, muitos com 11 ou 12 anos. Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde mostrou que a cada 20 minutos uma pessoa é internada em hospitais do estado com problemas decorrentes do uso do álcool. Já uma pesquisa do Ibope, feita a pedido do governo estadual, revelou que 18% dos adolescentes entre 12 e 17 anos bebem regularmente e que quatro entre dez menores compram bebida no comércio livremente.

Segundo Alckmin, a proposta é dobrar o número de leitos destinados a pacientes alcoólatras. Hoje, existem 200 em todo o estado e a expectativa é que cheguem a 400 em um ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário